terça-feira, 11 de outubro de 2011

Época Medieval do Século XXI

"A actriz iraniana Marzie Vafamehrha foi condenada a um ano de prisão e 90 chicotadas pela sua participação no filme «Teherane Man Haray», que narra os problemas de uma jovem artista para viajar à Austrália".
Diário Digital (link)








Pensamos que época medieval já dista uns séculos dos nossos tempos. Com alguma regularidade, de terras distantes, surgem ecos de que ainda existem fogueiras intelectuais e tortura física, certamente concomitantes com a natural censura e controle dos meios de comunicação. Estes ingredientes juntos cozinham um apego inconsolável ao poder. Acresce ainda, a religião instrumentalizada a serviço da consolidação desse poder, ansiando por aprisioná-lo sobre o comando de um regime para envelhecerem juntos. Irradia da união do homem ofuscado em estar acima de tudo e o poder absoluto, o espartilho da sociedade, do indivíduo e sobretudo da liberdade. 

A mulher, em particular, num regime totalitário com extremos religiosos, é a vítima mais severamente atingida. Reprimidas, limitadas, controladas e subvalorizadas, com requintes que orbitam o ridículo e a estupidez. Sendo difícil de pensar nas nossas sociedades, que há muitos séculos também passaram por épocas semelhantes, sofrendo pesadamente, as consequências de poder excessivo combinado com extremismo religioso. 

São ecos, cada vez mais próximos, num planeta globalizado, ou bem próximos se atendermos à humanidade que nos conecta. 



Sem comentários:

Enviar um comentário