sábado, 12 de novembro de 2011

Contrariedades

Existe sempre uma ou algumas ideias, pensamentos, planos, situações complexas ou simples, quotidianas que merecem ser o foco da nossa atenção. São aquelas pequenas coisas boas ou más que pensamos várias vezes ao dia, na expectativa de resolução ou apenas cheguem rapidamente, que corram bem.

Cria alguma preocupação, solidariedade, empatia, ver pessoas que conheço que se confrontam com problemas sérios. Imagino e tento compreender como deve ser difícil esse caminho. Naturalmente (e ainda bem como sistema de defesa) é impossível interiorizar a dimensão do temor, receio, sofrimento e expectativas,  provocados por certas contrariedades que a  vida teima em apresentar. Como deve ser penoso ter que percorrer alguns trilhos sinuosos, assim como, para que é próximo a essas pessoas, além de vivenciarem essa expiação, têm de  reunir forças para dar apoio, depois de descobrirem como o fazer. 

Contrariedades quotidianas frequentes como o dia e a noite, pequenas adversidades, necessárias à construção da vida. São as grandes contrariedades, situações limite, existenciais, complexas que não estão descritas, nem estipuladas como as resolver ou que resultado e consequências irão acarretar, que colocam as pessoas numa luta gigante e que não pediram. Confrontam-nos de maneira desigual, por vezes brutal, trazendo ideias, perspectivas e sentimentos movediços, colocando cada um à prova da maneira mais bárbara. Uma prova que todos queremos que nunca exista, para a qual ninguém foi preparado.

"A adversidade põe à prova os espíritos."
William Shakespeare

Sem comentários:

Enviar um comentário